terça-feira, 13 de março de 2012

Reino Franco e o Império Carolíngio

Videoaula - Parte 1
Videoaula - Parte 2
REINO FRANCO


Os Francos eram um dos povos germanos que penetraram no Império Romano do Ocidente. Estabeleceram no território da Gália por volta do século V. Os Francos eram divididos em várias tribos e foram unificados por Clóvis, dando início à dinastigia Merovíngia (em homenagem ao seu avô Meroveu). 

Prefeito do Palácio:
Nessa dinastia havia a presença do Prefeito do Palácio (ou Mordomo do Palácio), pessoa responsável por colocar em prática as ordens do rei na ausência desse, ele administrar o palácio quando o rei não estava.
Um desses prefeitos-Pepino, o Breve- depôs o último rei Franco, após aliança com a Igreja Católica, e deu início a uma nova dinastia: a Carolíngia.
IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Carlos Magno, sucessor de Pepino, o Breve, deu continuidade à aliança com Igreja Católica e também à política de conquistas de territórios. Em cada reino conquistado era construída uma escola ao lado do palácio, ficando assim conhecida como Escola Palatina ou Palaciana, também caracterizava o Renascimento Carolíngio.

Os territórios, no Império Carolíngio, expandiram-se bastante.

Como o império era muito extenso para se administrar, ocorreram vários problemas e invasões que se intensificaram até o reindo de Luís, o Piedoso. Após sua morte o reino foi dividido entre seus três filhos. Por fim, o Império Carolíngio deixou de existir, dando início a outra dinastia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.