sexta-feira, 9 de março de 2012

Fontes Históricas

Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história.

A análise do passado deve ser estudada por meio dos vestígios das atividades humanas, que é conhecido como fontes históricas. Existem vários tipos de fontes históricas, como as fontes materiais, as orais, iconográficas(visuais) e as escritas.
 
  • As fontes materiais são os vestígios materiais da atividade humana e que incluem as fontes arqueológicas em geral, os instrumentos de trabalho, os monumentos, as moedas, entre muitas outras. Algumas ciências auxiliares da história são dedicadas a este tipo de fontes, como a Arqueologia, que é uma ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra. 
 (Fóssel de dinossauro)
  • As fontes orais incluem toda a informação e tradição que se mantém conservada na memória das pessoas e passada oralmente de uns para outros. 
 (Fonte oral: um depoimento escrito ou gravado, uma música grava em CD...)
  • As fontes iconográficas (visuais) são as que representam imagens (uma gravura, uma fotografia, um filme). 
(Pintura de Leonardo da Vinci)
  • As fontes escritas normalmente são mais utilizadas e se diferenciam pelo suporte e técnica utilizados na escrita. No estudo das épocas Moderna e Contemporânea, as fontes escritas utilizadas são normalmente classificadas em manuscritas e impressas.
Fonte escrita:  uma carta, uma certidão de nascimento, um livro, etc.

É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpretações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.
Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e particulares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm sido preservadas e guardadas.
 

Quem estuda história, sabe a importância que as fontes têm para conhecer o passado. Neste jogo você aprenderá de forma divertida. CLIQUE AQUI.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.