terça-feira, 12 de julho de 2011

O EGITO ANTIGO

Civilizações do Crescente Fétil - Egito
Videoaula - Parte 1


Videoaula - Parte 2


Não deixe de conferir a aula em audio 


 
 A vida no antigo Egito
Faça uma viagem no tempo e descubra como seriam sua casa e suas roupas se você tivesse vivido no Egito na época dos faraós. CLIQUE AQUI e ouça a entrevista com a historiadora Juliana Bastos da Universidade Federal do estado do RJ.
Fonte - chc.ciênciahoje


A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).
 


Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. As águas do rio Nilo eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura. 
 
Graças ao talento e sabedoria,  foram construindo uma complexa rede de diques e canais, que  lhes proporcionavam a obtenção de água do rio durante o   período de seca e de calor.

A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que:
  • No topo estava o faraó, considerado um deus vivo. Tinha poderes absolutos e era dono de todas as terras.
  • Escribas, cobravam impostos, organizavam as leis e a escrita.
  • Camponês, formavam a maior parte da população e eram agricultores, pecuaristas e pescadores
  • Os escravos geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.
A complexidade do sistema de símbolos que compunham a escrita hieroglífica dos egípcios foi um grande mistério durante vários e vários séculos. Somente no inicio do século XIX, quando o general Napoleão Bonaparte realizou a invasão do Egito, é que esse tipo de escrita começou a ser desvendado.
Nos achados se destacava a “Pedra de Roseta”, uma lápide de basalto negro onde foram encontradas inscrições em grego, hieroglífico e demótico. Comparando as três versões o pesquisador Jean François Champollion, acabou encontrando o significado dos hieroglífos e foi possivel assim decifrar outros textos e realizar a leitura de uma variedade de documentos que explicam importantes traços desta civilização.
  • Hieróglifos Egípcios, escrita através de desenhos e símbolos.


Os egípcios ficaram famosos pelas Pirâmides. Eram construídas com objetivo de conservar os corpos e objetos dos nobres para a vida futura. Pois acreditavam na vida após a morte.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.